Alimentos essenciais Com o passar dos anos é fundamental continuar a se preocupar com a saúde

Texto Catherine Moraes

 Os alimentos listados aqui são essenciais para quem tem ou já passou dos 50. Claro que nunca é cedo ou tarde demais para começar a comer bem, mas se você não se alimenta adequadamente, confira esta lista! MAÇA Riquíssima em fibras solúveis, a maçã é considerada a fruta ideal para adultos acima de 50 anos. Tem alto nível de antioxidantes, potássio e vitamina C, e ainda ajuda a diminuir os níveis de colesterol e glicose no sangue. Pode ser aquele lanchinho da tarde, e pode ser utilizada em diversas receitas doces e salgadas, como saladas e tortas. ASPARGO O aspargo é rico em licopeno, um importante antioxidante que, dentre outras funções, ajuda a proteger a próstata. Melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, aumenta a imunidade e faz bem para os olhos. É importante para pessoas acima de 50 anos por ser rico em ferro, muitos nessa faixa etária têm deficiência deste nutriente. MIRTILO Assim como as maçãs, os mirtilos são uma ótima fonte de fibras solúveis, além de ser uma boa fonte de vitaminas C, K e manganês, um poderoso antioxidante. BROCOLIS Rico em fibras e antioxidantes, o brócolis contém as vitaminas A, C, K e B9. Faz bem para os olhos, aumenta a imunidade, fortalece a pele e os ossos, e também é rico em cálcio, mineral importante para quem está amadurecendo pois, com o avanço da idade, a absorção de cálcio fica mais difícil, por isso as fraturas ósseas são comuns em idosos. CHOCOLATE AMARGO Atenção, chocólatras: aqui trata-se daquele chocolate escuro e amargo, com muito cacau e pouco açúcar. Este chocolate tem ótimas propriedades, como diversos flavonoides e polifenóis, que protegem o coração. Estudos científicos comprovaram que o consumo de pequenas porções de chocolate amargo com alta porcentagem de cacau pode baixar a pressão sanguínea e diminuir em até 20% o risco de infarto em mulheres. Por isso, se você é chocólatra e atingiu os 50, pode optar por este chocolate como sobremesa de vez em quando. CAFE Segundo estudos realizados pelo National Institute of Health-AARP, instituição científica dos Estados Unidos, pessoas que consomem café com frequência correm menos risco de desenvolver doenças respiratórias e cardiovasculares. O mesmo estudo comprovou que o café pode diminuir o risco de diabetes e infecções generalizadas, além de ajudar a prevenir contra o câncer de mama nas mulheres. Foi também comprovado que o café pode diminuir as chances de Alzheimer em até 65%. IOGURTE GREGO Este iogurte tem se tornado cada vez mais popular comparado ao iogurte comum, ele tem a metade de açúcar e o dobro das proteínas. Para quem o evita por causa das calorias, hoje em dia é fácil encontrar versões com pouca gordura e tem excelentes propriedades nutricionais, como vitaminas do complexo. COUVE Esta verdura tem se tornado uma das grandes estrelas de médicos e nutricionistas, pois é cada vez mais citada como um importante alimento. Contém vitamina K e ômega 3, que juntos atuam como anticoagulantes. Além disso, é rica em cálcio e luteína, nutrientes que melhoram a saúde dos ossos e olhos. É uma ótima fonte de fibras. AVEIA A aveia é uma fonte vegetal de proteínas, rica em ferro e outros minerais essenciais. Para quem acha que é muito calórica, uma xícara de aveia tem apenas 166 calorias, e há muitas formas de consumi-la: com iogurte (pode ser o grego, citado acima) no café da manhã, como mingau, vitaminas com frutas e até mesmo no sorvete. AZEITE DE OLIVA O azeite é uma ótima fonte de gordura monoinsaturada, que contém o HDL, conhecido como o colesterol bom, é excelente para o sistema cardiovascular. Ajuda a diminuir o nível de insulina e açúcar no sangue, e contém vitaminas E e K, que são importantes para reforçar as células sanguíneas vermelhas.

Gabriel Araújo

Gabriel Araújo

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