Em sua produção, faz

grande uso de imagens associadas

à história do

período colonial.

Atividades

Guia

Inhotim

txt_ Laura Klink

img_Adriana Varejão

O Instituto Inhotim é o maior centro de arte contemporânea ao ar livre da América Latina. Procura aproximar o público de um impactante conjunto de obras, produzidas por artistas de diferentes partes do mundo. O visitante, a percorrer jardins, florestas, lagos, vales e montanhas encontrará incríveis galerias, além de poder interagir com muitas das obras, como por exemplo: caminhando, pisando, tocando, ouvindo ou literalmente nadando nelas! Inhotim traz uma proposta diferente dos museus urbanos que costumamos ir. Uma das coisas especiais é a relação entre a arte e natureza, que torna as obras ainda mais fantásticas. Exposições novas surgem diariamente, sendo um lugar em constante transformação.

Adriana Varejão, trabalha muito com azulejos, fotografia e situações inusitadas. Linda do Rosário (nome dessa obra) era o nome de um hotel que desabou no Rio de Janeiro, no ano de 2002. Quando o prédio caiu, Adriana estava no Rio preparando uma exposição. Ao saber do acidente, foi atrás das ruínas e fez algumas fotos. Ela percebeu que, apesar dos escombros, havia paredes de azulejo azul e branco, resistindo a toda a destruição. Essa foi uma das inspirações para ela compor esse trabalho. Dizem que o porteiro do hotel escutou os estalos e saiu avisando todo mundo para deixar o prédio imediatamente. Quando estava descendo as escadas, lembrou-se de um casal que ocupava um dos quartos. Interfonou da portaria, mas sem resposta.

ADRIANA VAREJÃO Assim que ele deixou o prédio, assistiu tudo desabar, ao lado das outras pessoas que também conseguiram escapar da tragédia. Infelizmente o casal não conseguiu escapar a tempo. Dois dias depois, seus corpos foram encontrados pelos bombeiros, em meio aos escombros, deitados sobre os restos de uma cama. Seus nomes não foram revelados, mas um jornal da época contou que se tratava de um casal de amantes. Há quem diga que eles ouviram o porteiro chamar, mas preferiram ficar em meio aos destroços e morrer juntos, cansados de esconder seu amor. Adriana Varejão optou pela técnica de pintura para realizar sua obra. Escultura, fotografia e intalação fazem parte do processo, mas a pintura é o carro chefe.

Endereço: Rua B, 20. Inhotim Brumadinho, MG (31) 3571-9700

Horários de funcionamento: Terça-feira à sexta-feira: 9h30 às 16h30 Sábado, domingo e feriado: 9h30 às 17h30

www.inhotim.org.br

Login

era_ é o portal para histórias fantásticas; das reais às surreais. Você pode navegar livremente por diversas matérias, histórias, tutoriais e muito mais atividades. Esse passeio é conduzido por Oto, sempre pronto para compartilhar curiosidades e novidades. Boa viagem!

Informações de Marcas Registradas   |   Política de Privacidade   |   Termos de Uso   |   Anuncie

O uso deste site significa a aceitação dos termos de uso. TM & 2016 era_. Uma empresa eraeditora.com.br é parte da Complô da Quarta Design

Powered by Mad&Becky Technology

SOBRE A REVISTA

OTO – A MASCOTE

DICA PARA OS PAIS